Quando o assunto é tecnologia e automação no mercado de trabalho, muita gente fica preocupada. Afinal, estima-se que robôs devem substituir cerca de 800 milhões de postos de trabalho até 2030. Mas isso não significa, necessariamente, mais desemprego. A verdade é que o trabalho está mudando e quem quer se preparar, precisa escolher uma carreira do futuro. Para isso, é preciso estudar disciplinas ligadas à tecnologia e até ao marketing, por exemplo.
Neste artigo, vamos mostrar alguns cursos que ainda terão muitas oportunidades de emprego no futuro. Além disso, explicamos um pouco sobre as mudanças no mercado de trabalho e como os jovens podem se preparar para elas. Continue lendo e entenda tudo!
Leia mais: Aprenda a fazer o melhor modelo de currículo
Como vai ser a carreira do futuro?
Independente do segmento, as profissões do futuro tendem a seguir algumas tendências. O trabalho remoto é a principal delas. Com isso, funcionários podem prestar serviço a mais de uma organização, além de poderem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Isso significa oportunidades de trabalho sem impeditivos geográficos, assim como mais concorrência, é claro! Isso é perfeito, por exemplo, a trabalhos home office.
A relação das pessoas com o trabalho também deve ser diferente. Aliás, já é! Afinal de contas, a geração Y (nascidos entre 1980 e 1995) está no mercado e procura menos estabilidade e mais qualidade de vida no emprego.
Esse sentimento tende a ser ainda mais forte no grupo que veio depois, a geração Z, que já nasceu conectada. Esses jovens terão muitas carreiras ao longo da vida e já estão se preparando para as profissões do futuro.
Eles querem mais tempo livre e, com a automatização, devem encarar jornadas de trabalho mais curtas, como já acontece em países como a Suécia.
Da mesma maneira, também preferem fazer seu próprio cronograma de trabalho e gostam mais de empregos nos quais são recompensados por suas entregas e não pelo tempo em que passam no escritório.
Mas, com tantas mudanças, como saber se está escolhendo a carreira ideal para se dar bem em alguns anos? No próximo tópico, vamos mostrar alguns cursos que podem servir como base para as profissões do futuro!
Cursos para ter sucesso em uma carreira do futuro
Estar preparado para o futuro envolve uma base sólida de conhecimentos no presente. Afinal, as profissões do futuro ainda estão surgindo e não existem ainda cursos tão específicos para a maioria delas.
Mas quem quer ter sucesso em alguns anos pode se preparar cursando uma graduação consolidada e se especializar na área que pretende seguir mais para frente.
A seguir, listamos algumas faculdades para quem quer ter sucesso no futuro!
Engenharias focadas em tecnologia
Tem gente que acredita que o país está saturado de engenheiros. Isso não é verdade. No Brasil, existem seis engenheiros para cada grupo de 100 mil pessoas. Enquanto países como Estados Unidos e Japão têm 25 profissionais da área para cada 100 mil habitantes.
Essa informação, por si só, já mostra que existe uma lacuna de engenheiros no país. Mas existe uma outra questão: mais da metade dos profissionais com essa formação existentes no Brasil é Engenheiro Civil.
Isso significa que existe ainda muito mercado para outros segmentos, mais focados na inovação. Ou então em áreas como petroquímica, gás e biocombustíveis.
Por isso, boas opções de cursos para quem quer ser engenheiro nos próximos anos são: Engenharia de Energia, Engenharia de Petróleo e Engenharia de Inovação.
Já para quem quer ir para um curso mais tradicional, para ter uma formação mais geral, ainda pode optar pela Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação ou Engenharia Química, por exemplo.
Medicina
De acordo com a OMS, o mundo terá 2 bilhões de idosos em 2050. Esse dado mostra que as profissões da área da saúde serão cada vez mais requisitadas.
Além disso, fala-se cada vez mais em biotecnologia, genética e desenvolvimento de tecnologia médica.
Por isso, quem estudar Medicina não vai estar preparado apenas para cuidar de pacientes, mas também para atuar em laboratórios e na indústria farmacêutica. Esses profissionais trabalham criando e melhorando medicamentos, próteses, entre outros produtos que garantam mais qualidade de vida e longevidade para a população.
Marketing
Outra área bastante promissora para quem quer investir em uma carreira do futuro é o marketing. Mas não apenas para quem é graduado neste curso. As melhores oportunidades são para quem alia esses conhecimentos com a análise de dados, programação e estatística.
Analistas de Big Data e Business Intelligence ou Cientistas de Dados, por exemplo, são profissionais cada vez mais requisitados. Geralmente, são também programadores, que reúnem imensos bancos de dados e analisam suas informações, para conseguir prever tendências de comportamento. Assim, ajudam as empresas a estimarem como podem vender mais, por exemplo.
Para trabalhar na área, é possível fazer um curso de Sistemas da Informação, Estatística, Matemática ou uma pós-graduação em Big Data aplicado a Marketing.
E também ainda há espaço no marketing para quem não gosta tanto assim de tecnologia da informação e estatística. Isso porque os especialistas em gestão de comunidade, branding e gestão de marca vão estar bastante em alta.
Afinal, a publicidade mudou muito com a tecnologia e está cada vez mais relacionada com a forma como uma empresa se posiciona. E menos sobre outdoors, flyers ou comunicações agressivas.
Nesse caso, é possível fazer um curso mais abrangente, de marketing ou publicidade, para depois se especializar no segmento digital.
Sistemas da informação
Por último, está o segmento mais lembrado quando o assunto é carreira do futuro: a tecnologia da informação.
Não vamos ser repetitivos, mas a verdade é que a tecnologia está em praticamente tudo ao nosso redor e quem quiser trabalhar na área ainda vai encontrar inúmeras oportunidades.
E no Brasil as oportunidades são especialmente grandes. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em 2016 o país foi classificado como o 9º maior mercado de software e serviços de TI do mundo.
E o problema é que não existem profissionais capacitados para atuar na área. Em 2015, o Brasil apresentou déficit de 195 mil profissionais de TI, segundo um estudo da The Network Skills in Latin America. Ou seja, há muitas vagas a serem preenchidas!
As principais tendências são computação em nuvem, machine learning e inteligência artificial, mas existem diversos segmentos possíveis. Para trabalhar na área, o profissional pode ser graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação ou cursos semelhantes.
Além da graduação, como posso me preparar para uma carreira do futuro?
Agora que você viu alguns cursos de graduação úteis para quem quer ter uma carreira de sucesso, deve estar mais tranquilo para escolher a sua profissão, certo?
Mas a verdade é que a faculdade não é a única responsável pelo futuro profissional. Com as transformações nas relações de trabalho, a formação superior não é mais a única coisa que os empregadores olham na hora de escolher um candidato, por exemplo.
Existem outras habilidades, conhecidas como soft skills, que também devem ser bastante valorizadas nas carreiras do futuro.
São capacidades de gestão de pessoas, criatividade, facilidade de resolver problemas complexos, além da colaboração com colegas e pensamento analítico, que podem ser desenvolvidas de muitas maneiras.
Então coloque seu cérebro para funciona e procure variar seus estímulos e seu currículo. Tudo isso tende a abrir muitas portas para o sucesso de uma carreira do futuro.
Inclusive, se você gostou de saber mais sobre as oportunidades de trabalho daqui alguns anos, confira também nosso artigo sobre como começar a programar e se prepare!